À semelhança do ano anterior, vai-se realizar nos dias 16 e 17 de Outubro de 2021 a Gala ATAP-Atletismo 2021, que decorrerá durante o II Seminário de Treino da ATAP em Coimbra (Local a designar).
A ATAP irá entregar prémios aos melhores treinadores do ano nos setores de “Lançamentos”, “Saltos e Provas Combinadas”, “Meio-fundo, Fundo e Marcha”, “Velocidade e Barreiras” e “Atletismo Adaptado”. Entre o melhor treinador de cada Setor, será distinguido o Treinador do Ano de 2021.
O momento mais alto desta Gala será a entrega do Prémio Professor Moniz Pereira, um prémio carreira para um treinador pela qualidade do seu trabalho e pela dedicação de toda uma vida ao atletismo português.
Também serão entregues durante a Gala os diplomas aos três melhores treinadores de jovens do ano de 2021. Este prémio é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo.
Foram nomeados os três melhores treinadores de cada Setor pela Direção e restantes Órgãos Sociais da ATAP, tendo em consideração os resultados obtidos pelos seus atletas durante a época desportiva de 2020-2021.
Foi escolhido um Júri composto por cinco elementos de acordo com o regulamento da Gala, que irá votar no melhor treinador de cada Setor e no Treinador do Ano de 2021, assim como o treinador a distinguir com o Prémio Prof. Moniz Pereira. O júri será composto pelos seguintes elementos:
– Presidente do Conselho Fiscal da ATAP: Carlos Fernandes
– Elemento da Direção da ATAP: Filipe Conceição
– Elemento do Conselho Consultivo da ATAP não pertencente aos seus Órgãos Sociais: Emanuel Brandão
– Elemento do Conselho Técnico-Científico da ATAP não pertencente aos seus Órgãos Sociais: Pedro Pinto
– Elemento da Associação de Atletas de Alto Rendimento: Diogo Antunes
Previamente a este momento de reunião do júri que decorrerá no dia 24 do corrente, encontra-se já em andamento um inquérito aos sócios da associação, que este ano têm direito a 1 voto no júri (passa de 5 a 6 votos) e a voto de qualidade em caso de empate. Isto apenas para a eleição dos treinadores por setor. Também têm direito através das suas indicações no inquérito a incluir um treinador na lista de nomeados para o Prémio de Carreira – Prémio Professor Moniz Pereira.